March 16, 2017

Please reload

Posts Recentes

Graffiti e Meio Ambiente Urbano

May 31, 2016

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Cultura e Conceito 4°Edição - Jaraguá é Guarani

January 17, 2018

Dinas Miguel em ação, pintando a Casa da Cacica Geni, no Tekoa Itakupe

 

Dia 21 e 22 de outubro de 2017

Endereço: Av. Chica Luiza 1041. Jaraguá - SP

 

 

“Cultura e Conceito” é um projeto que visa mesclar diferentes elementos de arte e cultura para criar interação entre artistas e comunidade local, buscando o aprendizado e a comunhão de ideias. A cada evento desenvolvemos um novo tema e para esta edição trabalharemos com o Conceito da Cultura Indígena, principalmente da cultura Guarani, que sediará o evento em uma de suas comunidades da Terra Indígena do Jaraguá. A Terra Indígena do Jaraguá, situada no distrito do Jaraguá e parte do município de Osasco, é o local onde vivem cerca de 700 indígenas Guarani Mbya. Os Mbya são um grupo pertencente a família linguística Tupi-Guarani e atualmente estão espalhados por áreas territoriais que compreendem Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Este é um povo de grande resistência histórica e cultural, em que ainda mantem a língua e cultura tradicional, por meio de cantos, danças e rezas. Para os Guarani o conceito de “cultura” é entendido pela palavra “nhandereko”, traduzida para a língua portuguesa por “nosso modo de viver”. Esta edição do “Cultura e Conceito” especialmente compartilhará do “modo de viver” dos Guarani para estabelecer o espaço de arte e cultura entre comunidade, artistas e público em geral.

“Cultura e Conceito” beneficia diferentes áreas da cidade por meio de suas edições anuais e atividades continuas como palestras, workshops, oficinas e formações, além de ações de revitalização por meio do graffiti. As edições anuais aconteceram todas na região do Jaraguá e as ações continuas marcaram presença em outros distritos como Pirituba, Perus e Freguesia do O. A 4ª Edição do Cultura & Conceito será realizado no Tekoa Itakupe, da Terra Indígena do Jaraguá, em, 21 e 22 de outubro.

O primeiro dia aconteceu uma vivencia fechada apenas para a comunidade Indígena e grafiteiro(a)s, para a  formação e ambientação dos artistas com  a comunidade. Neste dia, os artistas serão recebidos por lideranças indígenas com exibição de documentários, passeio pela aldeia, comida típica e reza guarani.  Esta edição do projeto pintará 13 casas que foram recém construídas por meio do TETO. Cada casa contara com o trabalho de três artistas, sendo um grande grupo de 40 grafiteiro(a)s no evento. Para aprender mais sobre a Cultura Indígena, cada artista será recebido na casa que pintara e de forma colaborativa estarão entrosados com os moradores para iniciar as criações artísticas.

 

O segundo dia do evento,  foi aberto ao público em geral com a entrada de 1kg de alimento. O publico poderá ver o processo de grafitagem das casas, danças típicas, apresentações musicais, exibição de documentário, pinturas indígenas, brincadeiras, contação de história e outras atividades. Além disso, o projeto visa a geração de renda para a comunidade local, em que  estarão a venda objetos, ervas medicinais, artesanatos,  e deliciosos alimentos e bebidas típicas. Este dia trará ao público de diferentes idades, a oportunidade de estabelecer um contato mais sensível com toda a comunidade indígena do Jaraguá. 

 

Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square

© 2013 by Dinas Miguel.